O Blog "Amigos da Floresta" é uma das actividades previstas do projecto "JUNTOS NA PROTECÇÃO" organizado e desenvolvido pela FAJUDIS - Federação das Associações Juvenis do Distrito de Santarém, e por um grupo de jovens voluntários/as que se quiseram associar a este projecto em prol do ambiente e da sustentabilidade florestal. Este, surge no âmbito do Programa Acções para a Sustentebilidade Florestal, promovido pelo Instituto Português da Juventude, I.P. (IPJ), pela Autoridade Florestal Nacional (AFN), e pelo Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas L.P.
Pretende-se criar um espaço de divulgação, partilha e debate, sobre questões relacionadas com Voluntariado, Sustentabilidade Florestal, Juventude e Ambiente. Aqui poderá encontrar informação, programas, projectos e actividades desenvolvidas pela FAJUDIS, e por organizações ligadas à juventude e ao meio ambiente. Contamos com a vossa participação!

sábado, 2 de julho de 2011

Actividades já desenvolvidas no âmbito da prevenção e sensibilização para as florestas



A primeira acção de limpeza florestal foi realizada no dia 4 de Junho de 2011 com o envolvimento de cerca de 8000 jovens, e uma área de 1500 hectares de floresta de todos os distritos das Direcções Regionais do IPJ, no distrito de Vila Real realizou-se em Vila Pouca de Aguiar, na data referida, uma acção coordenada pela AGUIARFLORESTA que envolveu mais de uma centena de jovens.
Esta vertente do projecto foi apoiada pelo Pingo Doce, disponibilizando, a cada jovem voluntário, um “Kit”, constituído por: T-shirt, Panamás, Luvas e sacos de lixo; Ice Tea PD – 0,20; Águas PD – 0,50l; Barra Cereais PD; Pacotes Pequenos Bolachas Maria; Maçãs e Sanduíches (atum, frango ou delícias do mar);
Além do apoio do Pingo Doce ao jovem voluntário foi garantido ainda um seguro de acidentes pessoais e um certificado de presença.
Fonte: IPJ e AGUIARFLORESTA

                                                                                                                                                                        


FAJUDIS PROMOVEU ACÇÃO DE LIMPEZA DA FLORESTA NO ALTO DA CALDEIRINHA EM MAÇÃO


No âmbito do Programa Acções para a Sustentabilidade Florestal, promovido pelo Instituto Português da Juventude, I.P. (IPJ), pela Autoridade Florestal Nacional (AFN), e pelo Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas I.P. (IFAP), a Federação das Associações Juvenis do Distrito de Santarém, em parceria com a Câmara Municipal de Mação e a Associação Happy-Centro, promoveu no passado dia 4, uma acção de limpeza da floresta, integrada no projecto “Juntos na Protecção”.
A acção realizou-se no Alto da Caldeirinha em Mação, entre as 9h00 horas e as 14h00 horas, e contou com o apoio do Pingo Doce de Abrantes que, gentilmente cedeu o kit de limpeza e de alimentação para os/as participantes.
A iniciativa mobilizou cerca de 71 voluntários/as, abraçando esta causa que deve ser preocupação de todos/as os/as cidadãos/ãs. Durante esta acção foram recolhidos 2621 Kg de lixo.
O evento contou com a presença de jovens de diversas associações do distrito, que apoiaram na mobilização dos/as participantes, nomeadamente a Associação "Juventude Acção no Futuro" – AJAF, o Clube de Karaté Amicale de Alcanena, o Corpo Nacional de Escutas, e o Sport Club Operário de Cem Soldos e com outras pessoas que individualmente se associaram ao evento.
Esta iniciativa teve como finalidade, sensibilizar os/as participantes para a necessidade de manter a floresta limpa, numa acção de prevenção dos incêndios florestais, que assolam Portugal nos meses de Verão. Desta forma, a iniciativa envolveu jovens e, deu a possibilidade de pôr em prática a sua cidadania, contribuindo para a protecção ambiental do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário